Hipoplasia de Medula

Ou aplasia de medula óssea é uma doença caracterizada pela alteração no funcionamento da medula. A medula óssea (MO) é o principal órgão produtor de elementos do sangue. Quando comprometida por qualquer fator, sua produção pode ser reduzida ou até mesmo cessada, o que leva a concentrações baixas de hemácias, plaquetas e leucócitos circulantes do sangue.

Geralmente a causa da hipoplasia medular não é conhecida, mas pode estar associada à perda aguda de sangue, à doença renal crônica, à diminuição da produção de células causadas por drogas, à doenças infecciosas e parasitárias (ex: leishmaniose, doenças transmitidas por carrapatos, FIV, FeLV, micoplasmose, etc) e até mesmo exposição a agentes químicos.

As manifestações clínicas mais comuns estão relacionadas ao quadro de anemia e diminuição das plaquetas, sendo evidenciadas através da palidez de mucosas, falta de ar, hemorragias, presenças de hematomas, cansaço e sangramentos.

O diagnóstico se dá por meio da associação do histórico do animal, sinais clínicos, avaliação do hemograma, punção aspirativa de medula óssea (mielograma) e contagem de reticulócitos.

O tratamento é bastante complexo e desafiador, sendo a conduta clínica inicial baseada na causa base e seus respectivos sintomas. O sucesso está diretamente relacionado com a gravidade, resposta clínica e laboratorial do paciente. Geralmente são feitos uso de medicamentos imunossupressores, antibióticos, transfusões sanguíneas e terapia celular.

Como as células-tronco agem na

Hipoplasia de Medula?

O uso da terapia celular é uma alternativa revolucionária e que traz ótimos resultados, com foco na melhora da qualidade de vida do paciente. As células-tronco são atraídas até a medula óssea através do processo inflamatório e morte celular que está acontecendo. Sua ação se dá através da regulação do sistema imunológico, inibindo a destruição celular, causada pelo próprio organismo, estimulando a liberação de citocinas e fatores de crescimento que irão promover a produção de novas células sanguíneas de forma mais eficiente, sem causar efeitos colaterais ao animal.

Os resultados são diretamente proporcionais a quantidade de células ainda presentes na medula óssea, então quanto antes a terapia celular for instituída, melhores são os resultados.

Vantagens do tratamento com

Células-tronco na Hipoplasia de Medula:

  •  Repopulação da Medula Óssea;
  •  Imunomodulação;
  •  Ausência de efeitos colaterais.

Caso Clínico

Ayka

Idade: 12 anos -> Raça: Bichon Frisé

“Minha Ayka está ótima, nunca mais apresentou nenhuma alteração no exame de sangue! Agradeço a toda equipe BIO CELL!”

Depoimento da Yolanda tutora da Layka, 18 meses após o término do tratamento.

Caso Clínico

Princesa

Idade: 10 anos -> Raça: Poodle

Depoimento do tutor

“Minha Princesa está ótima! O exame sangue continua sem alteração! Obrigada BIO CELL!”

Depoimento da Sueli tutora da Princesa, 20 meses após o término do tratamento.

Caso Clínico

Cliente - Max

Caso Clínico

Cliente - Caju

© 2026 | Todos os direitos reservados